“Somos apenas instrumentos do poder, pois os seus verdadeiros proprietários são o cidadão e a cidadã. Eles merecem a melhor prestação do serviço público, com dedicação, competência e, sobretudo, amor”, declarou nesta terça-feira (1º) o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, ao empossar 33 novos servidores – 31 aprovados no concurso público realizado pelo tribunal em 2018 e dois aproveitados de concurso do Superior Tribunal Militar.
Os novos analistas e técnicos judiciários se somam aos 51 servidores já convocados pelo presidente do STJ desde dezembro de 2020. Em seu discurso de boas-vindas, Humberto Martins exortou os recém-empossados a preservarem a humildade e a motivação para seguir evoluindo profissionalmente.
“Sempre é velho aquele que para de estudar, não quer crescer. E é novo aquele que, mesmo com experiência e idade, continua aprendendo, trabalhando, sonhando e, sobretudo, desenvolvendo a mente para o bem comum. É isso o que espero de cada um de vocês”, enfatizou o ministro.
Prod??utividade
Também participaram da cerimônia de posse dos novos servidores o diretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante; o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana; e a secretária de Gestão de Pessoas, Solange Rossi.
De acordo com o diretor-geral, a prestação jurisdicional será fortalecida com a chegada dos novos quadros. “Para a corte, a convocação de pessoas que estão em ritmo de estudos representa uma excelente oportunidade de renovar ideias e práticas”, afirmou.
A chefe da Seção de Provimento e Vacância, Renata Santos Miranda, destacou a importância do reforço de pessoal para manter a produtividade do STJ durante a pandemia da Covid-19.
“Hoje, a nossa área mais necessitada é o Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos (Narer). Com certeza, os novos servidores vão agregar bastante na rapidez e eficiência das atividades judicantes do tribunal”, explicou.
Orgulho e sacrifíc???io
Aprovada para o cargo de analista da área judiciária, Letícia Sfoggia deixou a carreira em Porto Alegre a fim de mergulhar na preparação para o último concurso do STJ. “Saí do escritório e, basicamente, fiquei dentro de um quarto durante um ano, estudando sem parar”, recordou.
Outro empossado vindo de fora do Distrito Federal para ingressar no STJ é o novo técnico administrativo André Duarte, que deixou a família em Vitória. Seu encanto pela corte vem desde a época da sua graduação em direito. “Quando comecei a estagiar, passei a admirar a jurisprudência progressista do STJ. Então, estar aqui é uma sensação indescritível”, comemorou.
O novo analista da área judiciária Filipe Torri retorna ao tribunal, onde estagiou em 2009 – experiência que inspirou nele o sonho de, um dia, virar servidor do STJ.
“Já considerava o tribunal a minha casa. Ainda estudante, ficava bastante impressionado com o dia a dia de uma corte superior responsável por tantos julgamentos importantes para a sociedade”, relatou.
Per??fil
Dos 33 empossados, 22 vão exercer o cargo de analista, e os outros 11 assumem como técnicos judiciários. Seis dos novos servidores ingressaram pela reserva de vagas para pessoas negras (3) ou com deficiência (3).??
Source: STJ
Leave a Comment